Objetivo: Projetar, construir e programar um robô capaz de subir um plano inclinado íngreme, alcançar o topo da mesa (superfície plana) e posicionar uma bandeira na zona-alvo. Concluir o desafio antes do limite de tempo adiciona Pontos de Bônus à pontuação.
Níveis: MS, HS, UP
Atualização das Regras: Regras de 2021 (APB_23.011)
Observação: Se houver menos de 5 equipes inscritas em qualquer categoria, o Diretor do Evento pode optar por juntar os níveis.
Robô autônomo, de qualquer plataforma, com custo de até US$ 1.500, atendendo às seguintes restrições de projeto, que serão verificadas durante o Check-In ou na pista:
Check-In:
SEGURANÇA é a PRIORIDADE Nº 1.
Se, durante o round, qualquer pessoa levantar uma contestação e esta for confirmada pelo juiz e/ou Coordenador(es) do Desafio, o robô será interrompido, inspecionado quanto à contestação levantada e modificado para corrigi-la.
A avaliação será feita pelos juízes e/ou Coordenador(es) do Desafio.
Se o robô for considerado seguro, poderá continuar. Caso contrário, será concedido um tempo razoável para adequação. Se não puder ser tornado seguro, será removido do desafio.
A decisão final sobre permitir, modificar ou retirar o robô cabe aos Coordenador(es) do Desafio.
Não são permitidos robôs voadores nem robôs secundários.
Sim, múltiplos sensores e processadores são permitidos, respeitando o limite de custo.
– O robô deve subir a rampa
– Pode utilizar a borda da rampa
– Pode ser puxado pela rampa
O volume do robô não deve exceder 65.030 cm³ em sua configuração inicial.
O Diretor do Evento definirá o número de tentativas oficiais permitidas e quantas delas serão consideradas para a pontuação agregada usada para determinar as 8 melhores equipes que competirão no torneio.
Consulte a matriz de pontuação abaixo para os valores de pontos de cada parte do desafio.
O robô tem 2 minutos para completar o desafio, com o cronômetro contando regressivamente a partir de 120 segundos.
As equipes podem praticar o quanto for necessário, revezando com outras equipes. Caso a pista seja necessária para uma tentativa oficial, as equipes que estão praticando deverão liberá-la. Após o início do período de torneio, não será mais permitido praticar.
As equipes ES podem iniciar o robô no chão, em frente à rampa, ou sobre a rampa, na parte inferior.
Os níveis MS, HS e UP devem iniciar no chão, a qualquer distância atrás da linha de partida, localizada a 30 cm da base da rampa.
Tocar no robô a qualquer momento exige que ele seja retornado à sua posição inicial, com o tempo continuando a correr.
Cada seção completada da rampa vale pontos. Uma seção é considerada concluída quando qualquer parte do chassi do robô ultrapassa a linha da zona de pontuação que define o final da seção atual e o início da próxima.
Se o robô estiver 100% completamente sobre a mesa, ele recebe 100 pontos. Para isso, todos os componentes de apoio (rodas, esteiras, patins etc.) devem estar sobre a mesa.
Um membro da equipe deve indicar ao Monitor do Desafio (juiz) quando parar o cronômetro ao final da tentativa.
⚠️ ATENÇÃO: Não toque no robô até que o juiz autorize, ou você poderá perder os pontos da bandeira e o bônus de tempo.
O centro da bandeira (o mastro) determina em qual zona de pontuação ela se encontra. Se qualquer parte do robô estiver tocando qualquer parte do sistema da bandeira (bandeira, base ou mastro), será aplicada uma penalidade de 50% dos pontos da bandeira.
Se o robô colocar a bandeira com sucesso (a bandeira deve permanecer em pé sobre sua base), será adicionado à pontuação total um bônus de tempo equivalente a 1 ponto para cada segundo inteiro restante.
Os Diretores do Evento podem usar materiais disponíveis localmente para construir a pista, mas devem se esforçar para seguir o mais fielmente possível o design fornecido pela Robo Rave International.
O tampo da mesa mede 60 cm x 80 cm (a espessura pode variar).
A superfície do tampo da mesa estará a 1 metro acima do piso.
Recomenda-se que a mesa e a rampa sejam feitas de MDF (particle board).
Superfície da rampa: pelo menos uma superfície lisa e plana deve ser fornecida para pontuação; outras variações de superfície são permitidas para oferecer diferentes níveis de dificuldade (a critério do Diretor do Evento).
Categoria ES: o robô pode iniciar no chão ou no início da rampa (ver diagrama).
Categoria MS, HS e UP: o robô inicia atrás da linha a 30 cm da base da rampa (ver diagrama).
Haverá quatro linhas pretas (2 mm de largura) desenhadas perpendicularmente na rampa: no início, a um terço da subida, a dois terços da subida e no topo da rampa.
Há um alvo circular (bulls eye) centralizado no tampo da mesa, composto por 3 anéis pretos (ver diagrama).
Os Diretores do Evento podem usar materiais locais para a construção da pista, mas devem se esforçar para seguir o design fornecido pela Robo Rave International.
Há uma pequena bandeira com base redonda de 50 mm de diâmetro que será fornecida no desafio (ver diagrama).
Pontuação máxima possível: 300 pontos + bônus de tempo
* Penalidade de 50% se qualquer parte do mastro da bandeira ou da base da bandeira estiver tocando o robô.