Objetivo: Projetar, construir e programar um robô autônomo capaz de procurar e empurrar um robô sumô adversário para fora de um ringue elevado.
Divisões / Classes de Massa:
** Essas categorias podem ser adicionadas a critério do Diretor do Evento.
Observação: Se houver menos de 5 equipes inscritas em qualquer um dos níveis, o Diretor do Evento tem a opção de juntar os níveis.
Níveis: ES, MS, HS
Atualização das Regras: Junho de 2023 (Consulte site oficial para possíveis atualizações)
Robô autônomo, qualquer plataforma, com custo de US$ 1.500 ou menos, atendendo às seguintes restrições de projeto, que serão verificadas durante a Inspeção do Robô.
O tamanho máximo do robô é de 25 cm por 18 cm, sem restrição de altura, medido com quaisquer componentes articulados em sua posição inicial.
As restrições de tamanho e massa são rigorosamente aplicadas durante todo o evento para tornar a competição justa para todos os competidores.
Peso máximo: 1Kg.
Componentes articulados ou móveis são permitidos, desde que atendam às regras de projeto acima; entretanto, aplica-se a regra de não causar dano intencional — isso significa que alavancas (flippers) e placas deslizantes (skid plates) são permitidas, mas mecanismos deliberadamente destrutivos, como rotores abrasivos, martelos etc., não são permitidos.
Para a opção Somente LEGO (Only Lego): qualquer robô LEGO pode ser usado, mas deve ser totalmente feito com peças da marca LEGO, deve ser autônomo e deve estar em conformidade com as especificações de projeto.
Arena de Competição: círculo preto (ou branco) de 100 cm de diâmetro, com uma borda branca de 5 cm, sobre uma placa com espessura de 13 a 20 mm. A superfície da arena deve estar elevada de 50 a 80 mm do chão. (As medidas podem variar de acordo com os materiais locais utilizados.)
Regras Gerais da Partida e Pontuação:
Cada robô competirá em uma série de partidas no formato todos contra todos (round robin). O número de rodadas/partidas será determinado no dia da competição, com base no tempo disponível e no número de robôs em cada categoria.
Uma partida termina quando uma equipe vence duas vezes seu oponente. São concedidos 3 pontos por vitória, 1 ponto por empate e 0 pontos por derrota.
Os pontos das equipes serão contabilizados e exibidos durante a competição. As 8 melhores equipes de cada categoria serão selecionadas para as partidas finais.
As equipes podem praticar em pistas abertas, revezando com outras equipes que também precisem praticar.
Os robôs começam tocando a linha branca em lados opostos da arena, posicionados em qualquer orientação. Os robôs devem aguardar 3 segundos após os botões de início serem pressionados, para permitir que o membro da equipe se afaste da arena.
O perdedor é o robô que sair da arena primeiro, o que é definido como tocar a superfície sobre a qual a arena de competição está colocada. O árbitro pode declarar empate após 60 segundos ou forçar um reinício após 5 segundos de “robôs travados”, a seu critério.
Os responsáveis pelos robôs não devem tocá-los, a menos que sejam instruídos pelo árbitro. São alocados 5 minutos por partida; se não houver vencedor nesse tempo, a partida será considerada empate.
Resolução de Conflitos — durante a partida, as decisões do árbitro serão finais.
Pontuação do Torneio:
Normalmente são realizados torneios para as 8 melhores equipes. No entanto, caso haja mais de 8 equipes devido a empates, o diretor do evento pode aumentar o tamanho do torneio para 12 ou 16 equipes, ou realizar um torneio de desempate para chegar a 8, 12 ou 16 equipes para sediar o torneio.
As equipes classificadas serão distribuídas no chaveamento do torneio de acordo com sua pontuação geral. Abaixo está um exemplo do chaveamento típico de torneio com 8 equipes.
Os vice-campeões (Runners Up) são usados para determinar o 3º e o 4º lugares com base no resultado das semifinais.